A Prefeitura de Itaboraí, através das Secretarias Municipais de Governo (SEMGOV) e Desenvolvimento Social (SEMDS), irá promover o Mutirão Social pelo CRAS Itinerante para o recadastramento e cadastramento para a atualização do Cadastro Único (CadÚnico), em oito escolas da rede municipal de Educação. A ação acontecerá na próxima segunda-feira (08/11) e continuará até o dia (19/11), de 9h às 16h.
O CadÚnico é a ferramenta do governo federal para identificar as famílias brasileiras que possuem baixa renda e dar acesso a uma série de programas e benefícios dos governos municipal, estadual e federal. E a falta de atualização dos dados acarreta na perda desses benefícios e exclusão de programas sociais. Para evitar que isso ocorra, o recadastramento deve ser feito a cada dois anos ou quando houver mudanças na configuração familiar, de renda, endereço ou escola dos filhos.
Quem fizer o procedimento estará apto a ter acesso aos programas federais, como o Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família, estaduais e municipais, principalmente, para a pré-seleção da Moeda Social Pedra Bonita. Quem já realizou o cadastro ou recadastro em 2021, não precisa refazer.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), Marcos Araújo, as famílias contatadas receberão um número de protocolo, que servirá como comprovante da inscrição e também para confirmação do contato.
“O Cadastro Único constitui-se em importante ferramenta de apoio à formulação e à implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria de vida dessas famílias. Na medida em que reúne um conjunto de dados que permite aos gestores o conhecimento dos riscos e das vulnerabilidades a que a população pobre e extremamente pobre está exposta”, comentou o secretário.
O CadÚnico é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Entre as informações registradas estão as características do domicílio, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda.
Documentos necessários para cadastro:
Crianças até 15 anos: Certidão de Nascimento, Declaração Escolar com o nº do Inep da escola
Adolescente de 16 até 18 anos: Certidão de Nascimento, Declaração Escolar com o Nº de Inep da escola, Identidade, CPF, Título de Eleitor
Documentos do responsável e adulto da casa (acima de 18 anos), sendo eles: Carteira de Trabalho e Contracheque, Comprovante de Residência (em seu nome), Identidade, CPF, Título de Eleitor, Cartão do Bolsa Família
Atenção! Para crianças de 0 a 7 anos e mulheres grávidas, é obrigatório cartão do posto.
CRAS ITINERANTE MUTIRÃO SOCIAL
Bairro: Sossego
Escola: E. M. Vereador Jorge Antônio
Endereço: Rua Fagundes Varela, Lt 10
Datas: 8 e 9 de Novembro
Bairro: Santo Antônio
Escola: E.MZ. Aldeia Velha
Endereço: Rua Brígida Moreira da Silva
Datas: 8 e 9 de Novembro
Bairro: Sapê
Escola: E.M. Mariana da Glória
Endereço: Estrada do Sapê, s/nº
Datas: 10 e 11 de Novembro
Bairro: Alto do Jacu
Escola: E.M. João Augusto de Andrade
Endereço: Sambaetiba
Datas: 10 e 11 de Novembro
Bairro: Areal
Escola: E.M. PREF. Milton Rodrigues Rocha
Endereço: Av. Carlos Lacerda, s/nº
Datas: 16 e 17 de Novembro
Bairro: Apolo
Escola: E.M. Roberta Naria Sodré de Macedo
Endereço: RJ-104, Vivenda Nova Capital, s/nº
Datas: 16 e 17 de Novembro
Bairro: São Joaquim
Escola: E.MZ. Outeiro das Pedras
Endereço: Rua 6, lt. 13, Qd. 23, Ltº Bela Vista
Datas: 18 e 19 de Novembro
Bairro: Porto das Caixas
Escola: E.M. Símaco Ramos da Almeida
Endereço: Av. Nossa Senhora da Conceição, s/nº
Datas: 18 e 19 de Novembro