O Saquarema promove dos dias 15 a 21 de novembro o Saquarema Surf Festival que vai promover seis competições da World Surf League com mais de 200 atletas nas ondas da Praia de Itaúna.
O Saquarema Surf Festival será realizado em memória ao bicampeão brasileiro Leo Neves, que faleceu em 2019 enquanto competia nas mesmas ondas de Itaúna.
A 213 Sports quer fixar este Festival de Surf como uma segunda data no calendário esportivo de Saquarema, que desde 2017 sedia a etapa brasileira do World Surf League Championship Tour. No entanto, a última aconteceu em 2019, devido à pandemia da Covid-19, então o evento da próxima semana também vai marcar o retorno das competições na Capital Nacional do Surf.
O evento é uma realização da 213 Sports, vertical de esportes da V3A e licenciada pela WSL Latin America para fazer etapas do WSL Qualifying Series, Pro Junior e Longboard. Serão 128 participantes no Quiksilver Pro QS 3000 masculino, 32 no ROXY Pro QS 3000 feminino, 32 na categoria Pro Junior Sub-20 masculina, 16 na Pro Junior Feminina, 32 no Longboard masculino e 16 no Longboard Feminino. Todos os eventos acontecerão com o princípio da igualdade na premiação para homens e mulheres e serão transmitidos ao vivo pelo WorldSurfLeague.com
Grandes estrelas do esporte vão prestigiar a estreia do evento, como os campeões mundiais da World Surf League, Adriano de Souza do CT, Caio Ibelli, Mateus Herdy e Lucas Vicente do Pro Junior, Phil Rajzman e o peruano Piccolo Clemente do Longboard e até Lucas “Chumbo” Chianca, que já conquistou o título de melhor do mundo em ondas gigantes. Lucas é um dos convidados dos organizadores do Saquarema Surf Festival e, pela primeira vez, competirá em uma etapa do WSL Qualifying Series em casa, ainda mais com seu irmão mais jovem, João Chianca, o Chumbinho.
“Vai ser meu primeiro QS no quintal de casa e estou muito feliz por ter recebido esse convite, para participar de um evento em homenagem a uma pessoa que fez tanto por mim em toda a minha carreira”, disse Lucas Chianca. “O Leo Neves me ensinou muita coisa e, com certeza, eu sou o surfista que sou hoje, graças a ele também. E vai ser uma honra estar competindo em um evento desse, podendo sair um pouco da temporada de ondas gigantes. Mas, sei que já já estarei de volta para buscar outros objetivos nas ondas gigantes.”
Irmãos Chianca – Lucas também falou sobre o momento ao qual seu irmão vive nessa temporada. O atual campeão sul-americano da WSL Latin America, João Chianca, ocupa a sexta posição no ranking do WSL Challenger Series, que vai classificar 12 surfistas para a elite do World Surf League Championship Tour de 2022. Chumbinho está bem próximo de reforçar a “seleção brasileira” do CT no ano que vem. Ele vai defender a sua vaga logo após o Saquarema Surf Festival, na etapa final do WSL Challenger Series 2021, que começa em 25 de novembro, em Haleiwa, no Havaí.
“O meu irmão está com o surfe acima do nível, está muito bizarro. Eu rezo para não ter uma bateria junto com ele, porque está difícil pegar o moleque. Ele realmente está com um surfe muito polido”, destacou Lucas Chianca. “Está muito bem colocado no ranking também e com um psicológico muito sólido. Se Deus quiser, vai estar no CT ano que vem, representando o Brasil no Tour, assim como o irmão dele está no Tour das Ondas Gigantes.”
Programação
O Saquarema Surf Festival será iniciado no dia 15 de novembro, segunda-feira, pela categoria longboard. A previsão é começar a primeira fase masculina às 8 horas, na Praia de Itaúna (RJ). Depois das oito baterias, a programação é realizar as quatro da rodada inicial feminina e mais quatro da segunda fase masculina. Então, todas as estrelas dos pranchões devem competir no primeiro dia, como os bicampeões mundiais Phil Rajzman e Piccolo Clemente e o vice-campeão e vice-campeã de 2019, respectivamente, Rodrigo Sphaier que é de Saquarema e a carioca Chloe Calmon.
Outros destaques do Longboard são a tricampeã sul-americana da WSL Latin America, Atalanta Batista, a peruana Maria Fernanda Reyes, Jefson Silva, Carlos Bahia, o local de Saquarema, Jeremias da Silva, o norte-americano Tony Silvagni, entre outros. O cronograma de toda a semana do Saquarema Surf Festival ainda está sujeito a alterações, mas no momento prevê para a terça-feira (16), o início do Quiksilver Pro QS 3000 masculino e do ROXY Pro 3000 feminino para a quarta-feira (17). Já a categoria Pro Junior, deve começar somente na quinta-feira (18).
O Saquarema Surf Festival apresentado pela Prefeitura Municipal de Saquarema é um evento licenciado pela WSL Latin America para a 213 Sports realizar uma etapa do WSL Qualifying Series e seletivas sul-americanas para os mundiais das categorias Pro Junior e Longboard, todas para homens e mulheres competirem na Praia de Itaúna. O evento será transmitido ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.