A Alameda São Boaventura vai ganhar uma faixa de retenção exclusiva para motos a partir da madrugada desta quarta-feira (08).
Ao todo, serão implantadas 24 áreas de espera. Esta via será a primeira a receber as faixas de retenção na cidade. A medida incorpora a nova lei de trânsito, que entrou em vigor em abril de 2021, e incluiu ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a definição de uma sinalização destinada exclusivamente para motocicletas, motonetas e ciclomotores.
A área de espera compreende o espaço delimitado entre duas linhas de retenção, contendo de 2,5 a 3 metros, posicionado entre a faixa de pedestre e os veículos que estão parados no semáforo vermelho.
O objetivo do projeto é trazer mais segurança para os motociclistas, minimizando o conflito com outros veículos no momento da partida no semáforo verde. Além disso, a área de espera promete possibilitar maior visibilidade às motos que estão próximas a travessia de pedestre, reduzindo assim a incidência de acidentes envolvendo motociclistas e pedestres.