No próximo domingo (19), Maricá terá a primeira edição da Feira Comunitária de Jacaroá. A iniciativa é da Cooperativa de Alimentos Saudáveis de Maricá e terá mais de 20 expositores locais.
Quem visitar a feira poderá encontrar produtos locais, orgânicos, cosméticos naturais, comida sem veneno, famílias de produtores, iniciativas sustentáveis e terapias corporais. Haverá, ainda, música ao vivo com a Orquestra Sinfônica e Popular Raul de Barros.
“Juntos vamos fechar este ano com um convite a todos para o conhecimento de novas práticas de consumo local. Apoiar a comunidade, as mulheres, os povos originais, as sementes e os saberes ancestrais, com olho no futuro das próximas gerações”, destacou a organização do evento.
Mascote – A artista plástica mirim Ana Tankersley, de apenas 13 anos de idade, foi quem deu vida à Jacaroa, a mascote da feira.
A personagem, um jacaré fêmea, foi pensado em analogia ao local que recebe a feira, o litorâneo bairro Jacaroá.
A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Maricá, por meio das Secretarias de Economia Solidária, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico.
COPAS – A Cooperativa de Alimentos Saudáveis de Maricá é um grupo multidisciplinar, que reúne agroecologia, gastronomia, sustentabilidade, artes e cultura. Dentre os integrantes temos agricultores, geógrafos, cozinheiros, jornalistas, artistas e filósofos.
“Assumimos em conjunto a prática de experimentar uma vida mais plena voltada pra natureza e para o bem viver. Somos profissionais, amadores, professores e aprendizes. E encontramos em Maricá nosso local de experimentação e no bairro de Jacaroá e adjacências nosso ponto de partida”, disse a apresentação do coletivo.