O Castramóvel teve sua atuação ampliada na Região Oceânica de Niterói. A unidade esteve em diversos locais com mais de 620 foram castrados nos últimos dois meses.
O Centro de Controle espera encerrar o ano com 3.365 cirurgias em todas as regiões da cidade. O caminhão está totalmente aparelhado para a realização de procedimentos cirúrgicos nos bairros da cidade, castrando animais domésticos de famílias de baixa renda. Nos últimos meses, foi realizado um levantamento para o direcionamento dos atendimentos.
Lugares como Itaipu, Jacaré, Lagoa de Piratininga, Caniçal foram os locais para que a população cadastrada teve acesso ao serviço. Pontos de inscrição foram montados para atender ao público sem grandes deslocamentos.
O Castramóvel tem sala de preparação de cirurgia e pós-cirurgia. As equipes que atuam na unidade são formadas por quatro veterinários, um anestesista e técnicos. O veículo fica em média 15 dias por bairro.
Além da Região Oceânica, o Castramóvel passou pelos bairros de Várzea da Moças, Santa Bárbara e Ilha da Conceição, com um total de 1140 castrações no ano. Quem quiser ter o animal castrado, precisa se inscrever na Associação de Moradores do bairro ou na Secretaria Regional. É necessário apresentar identidade, CPF e comprovante de residência no bairro onde vai acontecer a ação. É realizada uma triagem para identificar as pessoas que mais necessitam do serviço.
Com três meses de funcionamento, o App Niterói Animal está chegando aos 6 mil inscritos na plataforma. No aplicativo, além do agendamento de castração no CCPAD, é possível conhecer animais para adoção. Pelo aplicativo, já foram agendadas 840 castrações e algumas adoções. Em janeiro serão disponibilizadas novas vagas para atendimento no CCPAD.