O Maricá FC vai enfrentar o Guarani-SP na primeira fase da Copa do Brasil 2022. O adversário do Tsunami foi definido durante sorteio nesta segunda (17).
Maricá estava no Pote G. A equipe compõe a chave 14 do torneio. A primeira fase da competição vai acontecer nos dias 23/02, 24/02, 02/03 e 03/03. Caso avance, o time volta à campo na segunda fase em uma das datas seguintes: 09/03, 10/03, 16/03 e 17/03.
Na primeira fase, o regulamento prevê jogo único. Como tem pior colocação no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Maricá FC terá o mando de campo. Entretanto, tem a obrigação de vencer, já que a vantagem de classificação em caso de empate no tempo normal é do Guarani-SP.
Quem se classificar para a segunda fase vai enfrentar o vencedor de Rio Branco-AC x Vila Nova-GO. Caso avance, o Maricá também vai jogar a segunda fase “em casa”, já que terá o mando de campo.
Atualmente, o Guarani-SP disputa a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Na última edição, terminou na sexta colocação, brigando até as últimas rodadas para conseguir o acesso à Série A do Brasileirão. Contra times do Rio, teve desempenho satisfatório, com dois empates, uma vitória e uma derrota.
Na 14° rodada, foi goleado pelo Vasco da Gama por 4×1. Na 19° rodada recebeu o campeão Botafogo e empatou em 1×1. No returno, pela 33° rodada, venceu o Cruzmaltino em casa por 1×0 e empatou com o time de General Severiano por 2×2.
Em sua história, o Guarani-SP tem o título brasileiro de 1978 – em campanha com nomes como os dos atacantes Careca e Renato, do volante Zé Carlos e do meia Zenon – e da Série B do Brasileirão de 1981.
Além do Guarani-SP, o Maricá poderia ter enfrentado outras equipes de destaque no cenário esportivo nacional. Estavam no Pote C o Sampaio Corrêa-MT, Paraná-PR, Operário-PR, Criciúma-SC, Brasil de Pelotas-RS, Náutico-PE, Londrina-PR, Paysandu-PA e Figueirense-SC.