A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) considera positiva a realização da concessão conjunta dos terminais aeroportuários da cidade do Rio de Janeiro, já que os dois constituem um sistema multiaeroportos, atendendo a uma mesma região – a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), mas destaca, no entanto, a necessidade da celeridade no processo de concessão dos dois terminais; e, durante o período de estruturação do novo edital, a necessidade de implementação de medidas para reequilibrar a conectividade do aeroporto internacional.
A operação coordenada entre o Galeão/Tom Jobim e o Santos Dumont está em consonância com o que a federação vem propondo nos últimos anos ao governo federal e defende na nota técnica “Sistema Multiaeroportos do Rio de Janeiro”, produzida em 2021.
A Firjan destaca, no entanto, a necessidade da celeridade no processo de concessão dos dois terminais; e, durante o período de estruturação do novo edital, a necessidade de implementação de medidas para reequilibrar a conectividade do aeroporto internacional. A competição desenfreada entre os dois terminais cariocas ocasiona perdas profundas para a economia fluminense, em especial para o transporte de cargas.
Conforme o estudo, o aumento do número de voos no Galeão/Tom Jobim é fundamental para a consolidação do hub aéreo do Rio de Janeiro, aumentando a competitividade, promovendo a redução do frete aéreo na cidade, além de propiciar acréscimo de 0,6% no PIB fluminense por ano (R$ 4,5 bilhões).