A Guarda Ambiental de Saquarema, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, está se preparando para, no futuro, ser os olhos da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro no município.
Com o treinamento, a Guarda passará a fiscalizar a navegação, as atividades embarcadas e de pesca na faixa marítima limítrofe pertencente a Saquarema, bem como em toda a lagoa. O trabalho tem por objetivo promover maior segurança para a navegação interior e costeira e a regularidade da atividade pesqueira.
Os nove agentes da Guarda vêm sendo capacitados a lidar com questões relativas à preservação do meio ambiente longe da terra firme. Por conta de uma parceria com a Capitania dos Portos, de 14 a 20 de março, os agentes receberam instruções sobre como pilotar embarcações, ao participarem do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público – ETSP, e também obtiveram instruções sobre inspeção naval, segurança no mar, primeiros socorros e legislação específica, durante outro curso realizado.
No treinamento, foram feitas simulações de resgate e realizados salvamentos, abordagem a embarcações e outras ações pertinentes à área. Durante a fiscalização das embarcações, além de serem feitas as verificações necessárias, inclusive documentais, e passadas orientações aos pescadores, também foram doados coletes de segurança (salva-vidas). As ações contaram com o apoio dos militares da Marinha do Brasil.
Em prol da pesca local
A importância principal desta nova atribuição da Guarda está em ajudar o pescador local, porque os pescadores industriais vêm de outras regiões e até mesmo estados e praticam, muitas vezes, a pesca predatória, levando os peixes que poderiam abastecer a família dos pescadores artesanais, gerando sustento e renda.
Para a realização de denúncias ou obtenção de informações, a orientação é entrar em contato através do telefone 22-99279-0540 ou do e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.
Obrigado e disponha para mais informações.