Uma grande passeata com centenas de estudantes, marcou o 4º Congresso da União Maricaense de Estudantes (UMES) nesta sexta-feira (1), no Centro de Maricá.
A reunião do congresso aconteceu na sede do Esporte Clube Maricá e reuniu estudantes da Rede Municipal, Estadual e alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF). No congresso, foram debatidos diversos temas voltados a melhorias para a educação e a Prefeitura de Maricá assinou um termo de compromisso com os estudantes, se comprometendo a atender todos os pedidos.
Logo em seguida, foi realizada a grande caminhada pelo centro da cidade. O 4º congresso da UMES conta com a participação do Vereador Hadesh, o presidente da UMES Emerson Pereira e representantes do movimento estudantil.
De acordo com Okelly, um dos representantes da UMES, a luta do movimento é por falta de professores, escolas sucateadas e sem ar-condicionado, implantação de um programa bilíngue nas escolas, criação da Casa do Estudante, criação de creches noturnas para mães universitárias, pela mobilidade dos estudantes, além do retorno do pré-IFF da UMES e inclusão digital para os estudantes.
“Nós estamos lutando por uma escola digna e de qualidade, por acesso tecnológico, a todos os alunos sejam eles da rede municipal, estadual ou universitária.” afirmou Okelly.