Neste último feriado prolongado (de 20 a 24/04), a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional (Seop), fizeram 167 ações de combate a irregularidades, com 106 condutores notificados (81 carros e 25 motos) por infrações de trânsito, como estacionamento em calçadas, motociclistas sem capacete e uso do celular ao dirigir. O Disk Seop atendeu 53 chamados, além de oito ocorrências policiais.
No total, trabalharam 166 agentes, dentre eles guardas municipais e policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), com auxílio de 51 viaturas.
No evento “Pedacinho do Céu” realizado no deck de Araçatiba, sete guardas municipais fizeram o patrulhamento pela orla e uma equipe fixa na área do evento, na Avenida Ivan Mundin com a Rua Álvares de Castro. O monitoramento teve apoio de policiais do Proeis com três viaturas e duas motos. Para o secretário de Ordem Pública e Gabinete Institucional, Rhonaltt Bueno, os resultados mostram que o trabalho de integração entre órgãos municipais e estaduais de segurança foi bem planejado e executado.
“Mais uma vez tivemos um feriado bem ordeiro e marcamos presença forte em vários pontos da cidade, principalmente orlas e praças. O evento Pedacinho do Céu atraiu grande público e transcorreu de forma bem tranquila”, afirma o secretário.
Durante esses quatro dias, as equipes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil realizaram 15 salvamentos nas praias e lagoas com 4.016 prevenções a banhistas, 1.081 identificações de crianças e adolescentes nas tendas, além de 15 combates a incêndios e 128 vistorias de imóveis atingidos pelo temporal do dia 1º de abril.
A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária disponibilizou um efetivo de 51 funcionários, entre agentes e orientadores de trânsito na região e auxiliaram no estacionamento dos veículos na orla de Araçatiba.
*Por Bruna Torrão, estagiária sob supervisão de Lucas Nunes