Após as enchentes que atingiram Maricá em decorrência da chuva que caiu entre dos dias 01 e 02/04, muitas famílias foram impactadas pela tragédia. Nesta quarta-feira (27), a Câmara de Maricá aprovou a prorrogação do Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT) até o final do ano. A ideia é mitigar o impacto econômico negativo causados pela chuva.
“A cidade sofreu bastante com a chuvas. Para se ter uma ideia, choveu em Maricá a mesma quantidade que choveu em Petrópolis, naquela tragédia terrível. Muitas famílias em Maricá foram impactadas com as chuvas”, lembrou o presidente da Câmara de Maricá, Aldair de Linda (PT).
A aprovação da medida tem impacto direto na cidade. “O impacto econômico que a prorrogação do PAT causa faz com que esses efeitos sejam mitigados e a economia possa fazer com que o nosso município se recupere plenamente e siga avançando nas áreas sociais. A Câmara está coesa em ajudar a população em tudo o que for necessário”, completou o vereador.
A votação foi aprovada em primeiro e segundo turno. O plano foi elaborado em parceria das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Economia Solidária com o aval da Controladoria e Procuradoria do município.
“Queremos minimizar o impacto sobre a vida das pessoas. Com o PAT, garantimos a renda nesse momento em que muitos trabalhadores tiveram suas vidas desorganizadas pela tragédia, mantendo os fluxos econômicos na cidade e ampliamos a proteção social num momento de necessidade das famílias maricaenses vítimas dessa tragédia natural”, esclarece Fabiano Horta, prefeito da cidade.
A medida, agora, segue para sanção do chefe do Executivo municipal.
*Por Bruna Torrão, estagiária sob supervisão de Lucas Nunes