
A promoção de Maricá enquanto destino turístico segue firme no segundo semestre de 2022. Aconteceu, nesta quarta (8), o Por Dentro do Plano para apresentar os eventos previstos no Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável (Maricá 2030).

“A gente estava aguardando passar a fase mais crítica da pandemia para fazer esses anúncio. Estamos conseguindo organizar e fomentar a atividade turística através do nosso calendário de eventos, lançado em dezembro do ano passado. O calendário é forte porque traz eventos de vários tipos (cultural, gastronômica, rural, aventura, religioso) e que a gente consolida o nome Maricá para que a gente possa alcançar cada vez mais espaço na região Costa do Sol”, destacou o secretário de Promoção e Projetos Especiais José Alexandre Almeida.
Durante a apresentação, os projetos de promoção do município foram explicados. Cursos, eventos, seminários, circuitos, dentre outros, estão previstos para acontecer ainda em 2022.

“Maricá está se preparando ao longo dos últimos cinco anos. Nós temos o prazer de estar participando desse plano Maricá 2030. São dez anos de desenvolvimento e estruturação turística e econômica da cidade, justamente para ter o turista chegando e ser bem recebido por todo o trade. Todos, quando chegam em qualquer destino, querem ser bem acolhidos. É isso que faz ele querer voltar e ainda fazer a propaganda boca-a-boca, o que é fundamental para qualquer destino”, avaliou o presidente da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio (FC&VB-RJ), Guilherme Abreu.
A cidade está se preparando para diversificar a economia para o pós petróleo. E o turismo é uma das principais opções para manter a roda econômica de Maricá girando depois dos royalties de petróleo.

“Maricá vive um momento especial. Estamos, agora, em um momento de geração de oportunidades. Projetos estruturantes de desenvolvimento e uma nova economia da cidade. E é aí que o turismo entra. Maricá é maravilhosa, paradisíaca, têm muita história, cultura, arte. E tudo isso precisa ser preparado e trabalhado. Produtos turísticos estão sendo preparados e tem uma pegada de chamar pessoas de fora para virem para cá. Tudo dentro de um projeto estratégico que vê no turismo um pilar fundamental da nova economia da cidade”, acredita o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto.

E os empresários já estão se preparando para tudo o que já está acontecendo. “É desafio atrás de desafio. Nós, no Maricá C&VB, fizemos uma estratégia de, a cada dois meses, estarmos validando os eventos do calendário existente, exatamente para que a gente possa ter o melhor aproveitamento possível. Na CDL, a gente também está buscando integrar essas ações voltadas para o comércio”, concluiu o presidente do Maricá Convention & Visitors Bureau (C&VB) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Maricá, Paulo Santos.