Na manhã desta segunda-feira, 03 de outubro, a guarda ambiental de Saquarema foi acionada para resgatar um lagarto em uma residência no bairro Porto da Roça. Chegando ao local, os agentes constataram que se tratava de um animal da espécie Savator Merianae (Teiú-gigante). O animal foi resgatado em segurança, levado para atendimento veterinário e ao ser constatado seu bom estado de saúde, foi reinserido em seu habitat natural.
O Teiú-gigante
Alvo de constante caça, o Teiú-gigante possui grande importância para a natureza, por ser um animal onívoro, ou seja, que come de tudo, insetos, roedores, anfíbios, folhas, frutas e até carniça, sendo responsável pelo controle biológico de organismos que poderiam ameaçar a saúde humana e também por realizar a dispersão de sementes de frutas na natureza, fazendo uma espécie de plantio natural em lugares por onde passa. Podendo alcançar 1,4 metros de comprimento e pesar até 5kg, a espécie Salvator Merianae pode causar espanto e medo nas pessoas por sua cor escura e por estar constantemente colocando a língua para fora, porém, a espécie não é venenosa e tende a fugir quando se sente ameaçada.
A Guarda Ambiental de Saquarema alerta a quem encontrar um animal silvestre precisando de resgate, seja por estar fora de seu habitat ou por se encontrar machucado, para que entre em contato pelo telefone 22 99279-0540 ou pelo e-mail guardaambiental@saquarema.rj.gov.br.