Essa segunda-feira, 17, é o Dia do Comerciário e de acordo com o Clube dos Diretores Lojistas (CDL), somente lojas em aeroportos, portos e estações ferroviárias, metroviárias e rodoviárias podem funcionar no Dia do Comerciário. A determinação segue a 42ª cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho.
As lojas que fazem parte da exceção precisam emitir um Termo de Adesão especial para funcionar neste dia com homologação nos dois sindicatos. A Federação do Comércio do Rio (Fecomércio) informou que o cumprimento da cláusula vale para os municípios do Rio, Niterói, Duque de Caxias, São João do Meriti, Nova Iguaçu, Nilópolis, Macaé e outras cidades do estado.
Em Niterói o tradicional comércio do Centro da cidade segue fechado, salvo algumas padarias e lanchonetes. O presidente da CDL-Niterói, Luiz Vieira, comentou a importância da data. “Dia 17 é o Dia do Comerciário. O comércio não vai funcionar, mas é bom deixar claro, que o comércio não funciona mas todos os outros serviços funcionam como bancos e serviços públicos. É um dia de descanso merecido para essa classe tão guerreira e tão importante no desenvolvimento no comércio da nossa cidade. Eles são a linha de frente e aqueles que fazem com que as necessidades da população realmente sejam atendidas, através do atendimento e de um sorriso. Uma gratidão enorme da CDL de Niterói a todos os comerciários!”, explicou.