Em fevereiro desse ano a Universidade Federal Fluminense (UFF) firmou uma parceria com a Prefeitura de Niterói, para a construção da Pista de Atletismo e Pista Saúde no Campus do Gragoatá. O edital de contratação da empresa que fará a obra, no Instituto de Educação Física (IEF), já saiu e fica cada vez mais perto a realização desse projeto, orçado em R$ 14 milhões de recursos da administração municipal.
O Vice-diretor do IEF, Marcelo Moreira, explicou que a UFF tem duas pistas para atividades: Saúde e a de Atletismo. A primeira tem cerca de 1,70m de largura e contorna todo o campus Gragoatá, em um trajeto longo. A de Atlestismo fica perto da entrada do campus, foi feita na década de 90 com piso de carvão ativado, material de primeira linha na época.
As duas passarão pela reforma, através da parceria com a Prefeitura de Niterói. Em nota, na época edo anúncio da obra, a Prefeitura informou que a pista de atletismo vai abrigar pista de caminhada, locais para salto em altura, salto com vara, salto triplo e salto em distância, além de placar eletrônico, campo de futebol com grama natural, vestiários, sala de administração e almoxarifado. Ela vai complementar o complexo esportivo que será construído na Concha Acústica e que prevê ginásio com capacidade para duas mil pessoas, além de quadras externas para vôlei, futsal e tênis. Os equipamentos terão dimensões oficiais para garantir a realização de campeonatos internacionais.
Moreira explicou que a Pista de Atletismo, em tese, é para ser usada a partir das demandas prioritárias de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto de Educação Física (IEF-UFF) e para projetos diversos sempre articulados com o IEF, e sempre de forma gratuita. “Prioritariamente, na articulação com outros institutos, departamentos e instâncias da UFF, e, secundariamente, a partir de demandas que venham de fora da nossa comunidade universitária”, frisou. O vice-diretor ainda lembrou que a pista é um equipamento da UFF, utilizado como sala de aula do curso de graduação em Educação Física, que está sob a gerência do IEF.