A Prefeitura de Maricá está com previsão de abrir um novo concurso público para profissionais da área da saúde em 2023.
De acordo com a Prefeitura, o concurso será realizado pela Fundação Estatal de Saúde de Maricá (FEMAR), que tem como objetivo modernizar e dar celeridade às respostas para as demandas de saúde, tendo autonomia na gestão.
Atualmente o município de Maricá terceiriza grande parte da gestão da saúde através de organizações sociais. Estas contratam profissionais através de processos seletivos que muitas vezes são alvos de denúncias devido à falta de transparência e pela influência política.
Ainda não foi divulgado quantos e quais cargos serão contemplados neste concurso.
Com o grande crescimento populacional dos últimos anos, a demanda por atendimento na rede básica de saúde e nas unidades de emergência e urgência também aumentou. Atualmente o município de Maricá tem apenas três unidades de emergência, o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã e a Unidade de Emergência Santa Rita, no Jardim Atlântico (Itaipuaçu).
Segundo a Prefeitura, há a previsão de construção de unidades de emergência nos distritos de Ponta Negra (2º distrito) e Itaipuaçu (4º distrito) até 2024.
*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes