Já parou para pensar na importância de alimentar um bom relacionamento com o seu cliente nas redes sociais?
Se você disse “não”, cuidado! Afinal, como em todo tipo de relacionamento, antes de mais nada é importante “regar” essa relação assim como fazemos com uma plantinha.
A não ser que, ao invés de florescer, você queria que o relacionamento desidrate e morra.
Relacionamento com o cliente é a base de um negócio bem-sucedido.
Atualmente eu tenho notado que algumas estratégias têm maior tendência a dar certo, independentemente do setor de atuação. Destaco os seguintes fatores:
Em primeiro lugar, seja você mesmo! Essa é a dica que julgo fundamental. Os fatores de singularidade e autenticidade aproximam você, sua marca, seu negócio, das pessoas. Com isso, gera também identificação.
Lembre-se sempre que pessoas se conectam com pessoas.
Tenha empatia! Quando você adquire um produto, um serviço, o que é importante além de ser atendido em suas necessidades? Certamente a confiança, a compreensão de como o serviço e produto podem sanar suas dores, correto?
As pessoas querem entender e confiar em quem você é para depois se interessar pelo que você vende. Portanto, nada melhor do que se colocar no lugar do outro.
Finalmente, a terceira etapa para nutrir um bom relacionamento com o seu cliente nas redes sociais é o processo de fidelização.
Afinal, as pessoas precisam querer ficar com você! É nessa etapa que você começa a converter seguidores em clientes e clientes em defensores da sua marca.