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Quedas de energia incomoda moradores de diversas regiões

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Na tarde de quarta-feira (14), diversas pessoas reclamaram de quedas de energia em diferentes regiões de Niterói e Maricá. A razão do aumento da falta de luz aumentar está diretamente ligada ao verão, aonde se gasta mais energias com aparelhos de refrigeração.

No entanto, moradores reclamaram de uma demora extensa durante a ausência de energia/meia-fase. O niteroiense João Gomes mora no Engenho do Mato e, por estar de home-office, sofreu com a queda de luz para trabalhar. “Eu trabalho com atendimento e estava com uma demanda altíssima, mas fiquei sem luz o dia inteiro. As vezes sem luz por completo, outras vezes em meia-fase e com risco de queimar tudo com as idas e vindas”, relata João. João disse que a falta de luz foi por uma operação, mas isto também pareceu um descaso para ele – “Teve um poste que queimou na minha rua segunda-feira, e por descaso, eles só vieram resolver na quarta-feira”, concluiu.

Em Maricá, Alexandre Santos, morador de Inoã, reclama que ficou 12 horas seguidas sem energia – “É um absurdo e descaso total com a população, que paga um absurdo de energia e fica o dia todo sem ela. É um desserviço”, desabafou.

Resposta da ENEL

A Enel Distribuição Rio informou que, ontem (14), alguns clientes do bairro Inoã, em Maricá, tiveram o fornecimento de energia interrompido devido à queda de um poste no local, provocada por um caminhão basculante. Com a caçamba levantada, o veículo se enroscou na fiação e arrancou o poste.  

Paralelamente, nos últimos dias, equipes de emergência da concessionária vem trabalhando intensamente para sanar os danos à rede elétrica, causados pelas fortes chuvas, com ventos e descargas atmosféricas, registradas desde a manhã de terça-feira (13) em algumas regiões da área de concessão da distribuidora no estado. A empresa reforçou o número de equipes técnicas nas áreas atingidas para restabelecer o serviço a todos os clientes com a maior brevidade possível. 

Operação Verão

A Enel Distribuição Rio elaborou seu Plano Verão 2022/23, esquema especial de atendimento que tem por objetivo suprir o aumento de demanda causado pela época mais quente do ano e pelas tempestades sazonais da estação. A companhia reforçará a sua equipe de operação e manutenção da rede elétrica durante o período, assim como o número de atendentes da Central de Relacionamento.

No período de chuvas, a distribuidora pode ampliar o número de profissionais trabalhando e em sobreaviso, entre eletricistas, técnicos e operadores. Em dias com mais volume de ocorrências, a Enel Rio pode aumentar em até 3 vezes a mobilização das equipes em campo, remanejando recursos de outros processos da operação para atendimento emergencial. A companhia conta com processo estruturado de categorização das ocorrências, com definição de escala de prioridade e investe em treinamento e capacitação dos seus colaboradores para realizar os serviços, de forma a minimizar os impactos aos clientes.

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