spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Niterói amplia projetos sustentáveis pela cidade

spot_imgspot_img

Mais lidas

Neste ano, a Companhia de Limpeza Urbana de Niterói (CLIN) lançou o projeto “Carbono Zero”. O objetivo é fazer com a empresa torne-se ainda mais sustentável.

Para isso, a empresa começou investir no reflorestamento de áreas devastadas da cidade. Anualmente, a CLIN produz 100 mil mudas de espécies variadas e o trabalho é todo coordenado e realizado pelos próprios funcionários da empresa.

A empresa ressalta que só neste ano, já reflorestou 10 dos 22 hectares do Morro Boa Vista, no bairro São Lourenço.

Foto de Prefeitura de Niterói

Uma importante iniciativa de política ambiental da Companhia se deu em 2019, quando a empresa fez uma mudança radical, ao iniciar a troca de toda sua frota de 52 veículos, entre caminhões, vans, micro-ônibus e o maquinário de roçadeira e retroescavadeira. A frota atual de veículos da empresa segue o rigoroso sistema de normas internacionais de baixa emissão de gases.

Os últimos dados da CLIN reforçam que, a cada ano, com o aumento da implantação de projetos sustentáveis na empresa, cresce a quantidade de resíduos recicláveis recolhidos. Enquanto em 2021 foram recolhidas 3.373,26 toneladas de resíduos recicláveis, este ano, o número foi de 4.797,80 toneladas. Ou seja, projetos como Coleta Seletiva nas escolas, “CLIN Comunidade Sustentável”, “Porta a Porta” e Ponto de Entrega Voluntária (“PEV´s”), estão sendo ampliados e os resultados estão aumentando.

Foto de Prefeitura de Niterói

O projeto “Coleta Seletiva nas Escolas” atende toda a rede municipal de Niterói e monitora o volume de resíduos descartados para reciclagem, na intenção de que os alunos sejam multiplicadores dessas ações de sustentabilidade.

Por meio de palestras educativas, a equipe de educação ambiental da empresa vai até a unidade escolar e orienta alunos, professores e funcionários sobre a importância do descarte correto de resíduos produzidos. O Projeto de Coleta Seletiva nas Escolas foi iniciado em de 2019, porém em função da pandemia, o projeto foi suspenso.

Em 2022, as atividades retornaram e hoje conta com 74 escolas capacitadas, totalizando um número de 12.780 alunos e 1.287 professores e funcionários, de acordo com relatório da empresa.

A CLIN informa que, atualmente, todas as regiões da cidade são atendidas pelo projeto de coleta seletiva. Alguns bairros, tais como Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara, São Francisco e Charitas, não necessitam de cadastro para serem incluídos no programa.  Para os demais bairros ainda há a necessidade de cadastro e, para se cadastrar é simples: por telefone ou pela internet. O cadastro pode ser feito por telefone (0800-367-9100) ou internet (www.clin.rj.gov.br/?a=ouvidoria).

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img