O presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Celso Pansera (PT), anunciou que vai deixar a autarquia maricaense. Ele foi convidado para assumir o comando da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), uma agência pública que financia a inovação, desde a pesquisa básica até a preparação do produto para o mercado.
“Hoje tive a satisfação de ser convidado pela ministra Luciana Santos para assumir a Presidência da Finep. Irei cumprir esta missão e auxiliar o presidente Lula a combater as desigualdades sociais, econômicas e regionais do Brasil. Obrigado, ministra, pela confiança”, publicou Pansera nas redes sociais.
A Finep é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que já foi chefiado pelo próprio Celso Pansera entre outubro de 2015 e abril de 2016, no governo de Dilma Rouseff (PT). Atualmente, é comandado por Luciana Santos (PCdoB).
Celso Pansera fez parte do Grupo de Trabalho (GT) de Ciência e Tecnologia. Em sua carreira política, também pode-se destacar a presidência da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC- RJ) entre 2009 e 2014, quando se elegeu deputado federal. Em 2018, acabou não se reelegendo deputado. Em janeiro de 2020, assumiu o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá.
Não foi divulgado o nome do substituto de Pansera no ICTIM.