Foi inaugurado na última quinta-feira (19) em Botafogo, Zona Sul do Rio, um memorial dedicado às vítimas do Holocausto.
O projeto do museu foi vencedor de um concurso de 1990, realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ), tendo como arquiteto e urbanista Andre Orioli por trás do projeto. A construção do espaço se deu início somente em 2019.
O local foi escolhido juntamente com a prefeitura do Rio, que cedeu o uso do terreno em 2018 para a construção do Memorial. A obra é de responsabilidade da Associação Cultural Memorial do Holocausto, e contou com o patrocínio de empresas privadas.
Em 2020 foi inaugurado o monumento de quase 20 metros de altura, dividido em dez partes, sendo que em sua base foi escrita a frase: “Não matarás”. A obra é uma representação dos Dez Mandamentos.
O Memorial
O museu é dividido em três salas, que são colocadas de forma cronológica.
A primeira sala retrata os momentos anteriores ao holocausto. Iluminação forte, fotos coloridas, sons de crianças brincando e muita diversão.
A segunda sala já retrata o momento do holocausto. Iluminação sombria, sem cores vibrantes, fotos em preto e branco, e nenhum tipo de som. Há um painel onde o visitante pode ouvir histórias dos sobreviventes.
O percurso finaliza-se na terceira sala, onde é mostrado a vida depois do holocausto, onde mostra mapas do fluxo migratório de pessoas e povos perseguidas pelo regime de Hitler. Há também uma mesa interativa, onde mostra os sobreviventes acolhidos no Brasil.
Alfredo Tolmasquin, coordenador da equipe de curadoria do Memorial do Holocausto explicou que “O visitante não via ver a história do nazismo ou da Segunda Guerra, mas o Holocausto pelos olhos de quem sofreu”.
Alfredo ainda fala “É uma história muito triste, mas eu não quero transmitir somente a tristeza. Eu quero transmitir para o futuro, para saber que isso existe e não permitir que isso exista mais. Holocausto nunca mais!”.
Como visitar o Memorial
O Memorial às Vítimas do Holocausto é localizado no topo do Morro do Pasmado, em Botafogo. A área do museu fica aberto semanalmente de quinta-feira a domingo, das 10h às 18h. A última entrada ocorre às 17h.
A entrada é franca. Para entrar, no entanto, é necessário retirar o ingresso antes pela internet, na plataforma Sympla (clique aqui).
Endereço: Memorial do Holocausto – Al. Embaixador Sanchez Gavito, s/n – Mirante do Pasmado, Rio de Janeiro.
*estagiário sob supervisão de Lucas Nunes