Em eleição conturbada, Rodrigo Bacellar (PL) se torna o novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A votação, com candidatura única de Rodrigo, ocorreu nesta quinta-feira (2).
Após Jair Bittencourt (PL) retirar sua candidatura durante a tarde de quinta, a eleição ficou com um único candidato. A sessão foi presidida pelo deputado Carlos Minc, do PSB.
A votação começou através de voto secreto, após uma decisão em caráter liminar do presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, durante a manhã desta quinta-feira (2). O pedido foi feito pelo deputado Filippe Poubel, do PL.
Durante a votação, uma nova decisão foi proclamada pelo ministro do Conselho Nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, onde a eleição por voto secreto seria suspenso. Após uma nova chamada dos deputados que já haviam votado, foi realizada uma nova votação, agora em voto aberto.
Rodrigo Bacellar foi secretário de Governo de Cláudio Castro.
O conflito interno no PL
Jair Bittencourt se candidatou à presidência da Alerj, mas sua candidatura perdeu força após seus votos irem para a candidatura de Rodrigo. Com o partido dividido, e sem força para conseguir mais votos, Jair retirou a sua candidatura.
Bittencourt teve apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, sem partido, enquanto Rodrigo Barcellar teve o apoio do atual governador do Rio, Cláudio Castro, de mesmo partido.
“Pelo bem do estado do Rio de Janeiro e por uma recomposição que precisa ser feita, eu retiro minha candidatura”, disse Bittencourt.
Desta forma, a chapa fica assim:
Chapa – Unidos pelo Rio
Presidente – Rodrigo Bacellar (PL)
1° Vice-presidente – Brasão (União Brasil)
2° vice-presidente – Tia Ju (Republicanos)
3° Vice-presidente – Zeidan (PT)
4° Vice-presidente – Célia Jordão (PL)
1° Secretário – Rosenverg Reis (MDB)
2° Secretário – Doutor Pedro Ricardo (PROS)
3° Secretário – Franciane Motta (União Brasil)
4° Secretário – Giovani Ratinho (Solidariedade)
1° Vogal – Índia Armelau (PL)
2° Vogal – Doutor Deodalto (PL)
3° Vogal – Valdecy da Saúde (PL)
4° Vogal – Renato Miranda (PL
“em atualização”
*estagiário sob a supervisão de Lucas Nunes