A médica sanitarista e então diretora-geral da Fundação Municipal de Saúde de Niterói Anamaria Schneider é a nova secretária municipal de Saúde da cidade. A possibilidade de mudança no comando da pasta já havia sido noticiada pelo ErreJota Notícias na última quinta (2) e foi confirmada pelo prefeito Axel Grael no final da tarde desta sexta (4).
LEIA MAIS: Niterói pode ter novo secretário de saúde nos próximos dias
“Sairá em publicação no Diário Oficial de amanhã a nomeação de Anamaria Schneider, como secretária de Saúde de Niterói. Desde 2013, Saúde é uma prioridade para Niterói e integra as ações estratégicas do Plano Niterói 450. Estamos preparando nossa cidade para os desafios da saúde neste pós-pandemia para que Niterói se mantenha sempre à frente, com qualidade de vida para os cidadãos”, publicou Axel.
De acordo com a Prefeitura de Niterói, Anamaria Schneider é sanitarista e atua na gestão da saúde há 37 anos. Ela tem formação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (1998) e doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2005).
“Me sinto muito honrada com esse convite, sobretudo depois de atuar por três anos e meio à frente da direção-geral da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde). Sei da grande responsabilidade que me aguarda, mas tenho muita confiança de que junto com os trabalhadores do SUS da nossa cidade conseguiremos avançar ainda mais nas ações à frente da SMS”, disse Anamaria.
Na vida pública, a nova titular da saúde niteroiense ocupou o cargo de secretária municipal de Saúde da Prefeitura de Resende (1997-2004), foi coordenadora do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no RJ (2005-2006), subsecretária de Desenvolvimento do Sistema de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro e subsecretária geral de saúde do Município do RJ (2009-2013).
“Nos últimos três anos e meio, Anamaria esteve à frente da Fundação Estatal de Saúde de Niterói (FeSaúde) como diretora-geral, fundação que atualmente gere os serviços do Programa Médico de Família (PMF) e a Rede de Atenção Psicossocial de Niterói (RAPS). Durante a pandemia, coordenou com a equipe da FeSaúde os serviços de Drive Thru de Vacinação e Testagem contra a Covid-19. Com o sucesso da ação, a gestora recebeu do Jornal O Globo o Prêmio Sou de Niterói. Tenho certeza que fará um excelente trabalho pela saúde de Niterói”, disse Grael.
O chefe do Executivo niteroiense agradeceu Rodrigo Oliveira pelo tempo em que passou à frente da pasta na cidade. “Após uma longa jornada frente à Secretaria de Saúde, quero agradecer o trabalho exitoso do secretário Rodrigo Oliveira, que deixou um legado neste setor da nossa cidade”, destacou.
“Rodrigo Oliveira, médico sanitarista, iniciou seu trabalho em Niterói em um dos momentos mais desafiadores para todos nós. No auge da pandemia, ainda na gestão de Rodrigo Neves, e exerceu um papel muito importante com políticas públicas eficazes para combater o novo coronavírus”, concluiu o prefeito de Niterói, ao agradecer o empenho e desejar sorte ao ex-secretário.