O deputado federal Washington Quaquá (PT) anunciou em suas redes sociais que irá propor a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Samba e a Valorização do Carnaval Brasileiro na Câmara dos Deputados.
Ele reúne assinaturas dos demais parlamentares na Casa para apresentar a proposta à Mesa Diretora da instituição. O petista é o idealizador do Camarote Favela, na Marquês de Sapucaí, no Rio, que este ano recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Carnaval.
“O objetivo é garantir leis de proteção ao samba e ao patrimônio cultural. Buscar mecanismos de fomento para motivar a criação de empregos para a roda da economia continuar girando. A estimativa da cidade do Rio de Janeiro de ganho com o Carnaval esse ano foi de quase cinco bilhões de reais, para ter uma ideia do potencial desse setor da economia, que tem menos proteção que vários outros setores”, disse Quaquá.
Quando prefeito de Maricá (2009-2012 e 2013-2016), Quaquá defendeu que a cidade tivesse uma escola de samba que desfilasse no Carnaval do Rio e foi um dos apoiadores da criação da União de Maricá, que esse ano foi vice-campeã geral da Série Prata e vai desfilar na Série Ouro, na Avenida Marquês de Sapucaí, em 2024.