A Frente Parlamentar do Clima da Câmara Municipal de Niterói vai promover, no próximo dia 22, às 10h30, no auditório, reunião para discutir assuntos relacionados à questão climática, uma pauta fundamental nos dias atuais, devido aos fortes temporais, fazendo grandes estragos e temperaturas batendo recordes no verão.
O secretário municipal do Clima, Luciano Paez, será o convidado especial e fará um relato das atividades da pasta. A reunião é aberta ao público. A Frente tem como presidente o vereador Leandro Portugal (PV). O auditório fica no segundo andar da Câmara. O endereço é a Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 625, no Centro.
A secretaria foi criada em 12 de fevereiro de 2021 e criou o projeto Getulinho Amigo do Clima, e uma parceria inédita entre Niterói e Rio para defender uma agenda única de combate à emergência climática. No primeiro semestre do ano passado desenvolveu o projeto de neutralização das emissões de carbono no bairro do Caramujo, na Zona Norte da cidade. A pasta é a primeira municipal do tema no país. A prefeitura firmou o compromisso de zerar emissões líquidas de carbono até 2050.
No último dia 8, Leandro Portugal conseguiu a aprovação da Câmara para realizar audiência pública para discutir sobre o Programa Social de Neutralização de Carbono do Município de Niterói, lançado no ano passado. A data do evento está sendo definida.