A Comlurb bota o time em campo neste fim de semana para garantir a limpeza em todo o entorno do Maracanã e nas ruas de acesso para a partida deste domingo (19) entre Flamengo e Vasco, fechando a última das semifinais do Campeonato Carioca 2023.
Os serviços começaram por volta das 7h, com a lavagem hidráulica com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito, em todo o entorno do estádio, incluindo os calçadões, o acesso às rampas de entrada e as principais vias, dentro do projeto Calçada de Responsa, com 10 garis e apoio de três pipas d’água.
O planejamento operacional prevê a presença de 141 garis fazendo o serviço antes, durante e após a partida. Além da lavagem hidráulica, será realizada limpeza geral, com varrição e remoção dos resíduos. O último grupo inicia o trabalho a partir do momento em que o árbitro apita o fim das partidas, e o público começa a deixar o estádio, até o início da madrugada, garantindo que todo o entorno do Maracanã esteja livre de resíduos.
As equipes vão contar com apoio de um caminhão compactador, dois caminhões tipo satélite, um caminhão basculante, duas varredeiras de grande porte e três pipas d’água com água de reuso por dia. Serão colocados ainda 60 contêineres de 240 litros nas barreiras de acesso ao estádio e ao longo de todo o calçadão, nos dois dias.
*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais