spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Arquidiocese de Niterói divulga a programação da Semana Santa

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Semana Santa começa nesta segunda-feira, 03 e a Arquidiocese de Niterói divulgou a programação, que se estende até o Domingo de Páscoa, 09. Ontem, 02, houve pela manhã a missa na Capela São Jorge, no Centro, com procissão de Ramos em seguida, até a Catedral São João Batista, também no centro. A missa foi celebrada pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, que também liderou a procissão.

A Semana Santa traz momentos de recolhimento, celebração e reflexão a respeito de Jesus Cristo, marcando o período mais importante para os cristãos. Esta segunda-feira às 19h30, haverá a Missa dos Santos Óleos, na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na Estrada do Pacheco, 756, bairro do Pacheco, em São Gonçalo. Nesta missa, os padres e o arcebispo renovam os compromissos sacerdotais.

Na terça-feira, 04, das 9h às 12h, terá Mutirão da Confissão; ao meio dia, Santa Missa e a partir das 14h, Mutirão da Confissão. Na quarta-feira, 05, ao meio dia, Santa Missa e às 18h, Santa Missa e depois, momento Mariano: Meditação das Sete Dores de Maria Santíssima.

Na Quinta-feira Santa, 06, às 19h, haverá a tradicional Missa da Ceia do Senhor, com a cerimônia do Lava Pés. O arcebispo presidierá a celebração na Catedral São João Batista, que fica na Praça Dom Pedro, s/nº no Centro. O evento lembra o momento em que Jesus estava reunido com os apóstolos, antes de ser preso. Na ocasião, foram instituídos a Eucaristia e o ministério sacerdotal. Dom José repetirá o gesto de humildade de Jesus, lavará e beijará os pés de doze pessoas.

Na Sexta-Feira da Paixão, 07, às 15 horas, é o único dia do ano em que não há missa nas igrejas católicas do mundo, em respeito à crucificação de Cristo. Para marcar a ocasião, às 15h, haverá a Celebração da Paixão, na Catedral. O rito é composto por Celebração da Palavra, com a leitura de Salmos e do Evangelho da Paixão, Oração Universal da Igreja, Exaltação da Santa Cruz e Comunhão. Em seguida, os fiéis seguirão a Procissão do Senhor Morto, que percorrerá as ruas do centro.

No mesmo dia, às 18h, Dom José presidirá o Sermão das Sete Palavras, na Paróquia de São Judas Tadeu, em Icaraí. No Sábado de Aleluia, 08, a partir das 19h, na Catedral, os católicos participarão da Vigília Pascal. O evento simboliza a espera da Ressurreição de Jesus. A celebração começará com a bênção do fogo e do Círio Pascal, uma grande vela que representa a luz do Cristo Ressuscitado. Durante esse ritual, os católicos renovam as promessas batismais. Em seguida, a Missa seguirá os ritos tradicionais.

No Domingo de Páscoa, 09, haverá missa às 7h e às 11h na Catedral, e às 11h e às 09h, na Capela de São Jorge, na Rua Alcides Figueiredo, 16, no Centro. A data marca a Ressurreição de Cristo.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img