A Câmara Municipal de Niterói aprovou o uso de bicicletas compartilhadas na cidade. Pela proposta, a Prefeitura poderá instalar estações em diversos bairros da cidade, tornando o uso de bicicletas disponível para toda a população de niteroiense, que curtiu a proposta.
Agora, falta a sanção do prefeito de Niterói, e após isso, falta ainda a prefeitura escolher como vai gerir o sistema, se por administração direta, concessão privada ou Parceria Público Privada.
Edson Gomes, de 34 anos, faz uso diário da ciclovia da Av. Amaral Peixoto para levar a filha Beatriz, de 4 anos, para a escola. Para ele, o uso das bicicletas compartilhadas é um adianto.
“Vejo como um ótimo benefício para a cidade. Muitas pessoas dependem da bicicleta para se deslocar nesse trânsito péssimo em Niterói, fora que isso pode melhorar o fluxo de veículos e também melhora a saúde”, disse Edson.
Renata Freitas, de 49 anos, prefere o uso das bicicletas do que encarar o volante. “Mudei para a bicicleta quando percebi que estava ficando sedentária e estressada com o trânsito. Emagreci, estou menos estressada e não fico mais presa no trânsito da Gavião Peixoto”, contou.
*Estagiário sob supervisão de Lucas Nunes*