Na quarta-feira (10/05), a equipe do Errejota Notícias foi até a Câmara de Niterói acompanhar a Audiência Pública sobre implementação do Programa NitNota Cidadã no município. No evento, foram apresentados detalhes do projeto e os cidadãos e representantes de organizações da sociedade civil puderam discutir estratégias para o fortalecimento do terceiro setor na cidade.
O Programa NitNota Cidadã visa incentivar o terceiro setor e reconhecer o trabalho das organizações que atuam nas áreas de assistência social, educação, saúde, direitos humanos e meio ambiente. Essas entidades desempenham um papel fundamental na sociedade, promovendo ações e projetos que contribuem para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade.
O vereador Jhonatan Anjos (PDT) destacou a importância das instituições da sociedade para a evolução do municípioe inclusão das dificuldades da população. “É uma relação de mão dupla onde tudo se contrói a partir das ações e incentivos do governo para serem aplicadas na sociedade, que responde com as prestações de serviços”, afirmou.
Segundo Christa Grael, esposa do atual Prefeito de Niterói, “nós sempre ficamos pensando em como a Prefeitura pode ajudar, conseguir mais recursos, para ajudar essas organizações. Eu apoiei esse Programa NitNita Cidadã porque eu considerei ele como uma boa oportunidade para isso”.
O Programa NitNota Cidadã é uma iniciativa que busca conscientizar os cidadãos sobre a importância de exigir a nota fiscal em suas compras, contribuindo para o combate à sonegação fiscal e para o aumento da arrecadação municipal. Ao mesmo tempo, o programa valoriza as organizações sem fins lucrativos que desempenham um papel relevante na transformação social da cidade.
Por fim, a audiência foi composta pela participação de trabalhadores de diferentes organizações prestadoras de serviços de Niterói que frisaram a importância do acompanhamento do governo na aplicação desse Programa para que todos os envolvidos sejam beneficiados.
*estagiária sob supervisão de Raquel Morais