spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Especialista ressalta aspectos da Medicina Preventiva alertando para a epigenética

Mais lidas

A médica endocrinologista e metabologista Odilza Vital alerta que para se ter um bom quadro de saúde é preciso estar atento às questões de epigenética – campo da pesquisa que investiga como os estímulos ambientais podem ativar determinados genes e desativar outros, com capacidade de operar grandes transformações no organismo. Adepta da Medicina Integrativa, a especialista diz que o paciente precisa ser visto como um todo, levando em conta aspectos biológicos (físicos) e emocionais. Também são considerados temas relativos à espiritualidade.

Para não deixar em branco as considerações da epigenética, a medicina “antiaging” – ou antienvelhecimento – também procura tratar a saúde do paciente considerando estes aspectos genéticos, utilizando comumente forma preventiva de evitar males ao organismo, de acordo com cada caso. Odilza Vital é especialista em endocrinologia e metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia, e, como defensora da epigênica, aborda este panorama em suas palestras nacionais e internacionais.

A especialista faz um alerta: “O exame clínico completo é essencial, desde o fio de cabelo até a unha do pé. E, só depois, do exame clínico é que eu peço exames laboratoriais para complementar o programa do paciente”, explica Odilza, também conhecida pela visão de proporcionar ao paciente um planejamento do dia livre do estresse.

“A epigenética aliada ao tratamento do antienvelhecimento diz respeito a tudo que é feito no estilo de vida com objetivo de interferir na expressão clínica dos genes com a intenção de prevenir doenças. Se o paciente vai fazer exercícios físicos e tem uma alimentação mais saudável para sua bioquímica, se diminui o nível do estresse do seu cotidiano, se está feliz, se ama seu trabalho. É uma forma mais natural de tratar o indivíduo levando em consideração corpo, mente e espírito”, esmiúça

Uma das doenças que pode se prevenida pela epigenética, segundo a médica, é o câncer de mama. Ela acredita ser de extrema importância a prevenção primária deste tipo de mal. E, conforme anuncia, para prevenir é preciso fazer uma alimentação saudável, exercícios físicos, minimizar o estresse e até evitar se expor a produtos químicos da limpeza de casa, usando apenas álcool e sabão de coco.

“O corpo humano é um grande quebra-cabeças. Você não pode encaixar uma peça, sem, antes, pensar nas outras”, finaliza Odilza.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img