Nesse sábado (20/05), às 10h30, a renomada escritora Neide Graça, que atualmente reside em Niterói, irá lançar seu sexto livro infantil intitulado “Cadê a Lagoa que Estava Aqui?” na Biblioteca Parque de Niterói. O evento será realizado no endereço Praça da República, s/n, no Centro de Niterói.
Conhecida por suas coleções infantis com uma abordagem lúdica, Neide Graça apresenta aos jovens leitores uma obra especial, pois traz um pouco da história de sua cidade natal, Pirapora, em Minas Gerais. No livro, o protagonista Mariano, um menino criado às margens do rio São Francisco, descobre, através de um amigo, a existência de uma lagoa na região. Esperto e curioso, ele questiona seu avô sobre a lagoa, levando-os a uma viagem nostálgica pelas memórias do Velho Chico.
“Cadê a Lagoa que Estava Aqui?” é um convite para que os pequenos leitores, e também os adultos, reflitam sobre os limites das ações humanas sobre a natureza. É também um alerta para não esquecermos que as águas têm uma força e vida próprias. Se elas decidirem, elas podem voltar!
A obra faz parte da Coleção Pirá-Pora, um novo projeto da autora. Neide Graça valoriza a interação com as crianças, seja por meio de apresentações, contação de histórias ou oficinas literárias. Ela explica um pouco sobre o surgimento desse projeto: “A série Pirá-Pora é uma memória! É um resgate, por meio da literatura infantil e juvenil, das lembranças de uma cidade centenária com suas histórias enraizadas às margens do rio. A ideia é compartilhar essas memórias e mantê-las vivas para as novas gerações.”
Sobre a autora:
Neide Graça, autora de textos infantojuvenis, traz em sua escrita a experiência adquirida como bibliotecária, por meio de atividades de mediação e incentivo à leitura em escolas, encontros e oficinas literárias. Ela vem desenvolvendo essas atividades desde a publicação de seu primeiro livro, “Alice e o mistério da casa verde”. A autora também é conhecida por outras obras como “O sumiço da caixinha de Alice”, “A ciranda da Alice”, “A viagem de Alice ao país dos seus sonhos” e “O menino pirilampo e a morada das palavras”.
Para saber mais sobre Neide Graça e suas obras, visite suas redes sociais ou acesse o site www.artedeguardarhistorias.com.br.
*estagiária sob supervisão de Raquel Morais