A Câmara Municipal de Niterói promove esta terça-feira, às 18h30, audiência pública sobre o projeto de lei nº 146/2022, que cria o Polo Gastronômico e Cultural do Bairro Chico, no Fonseca, o primeiro da zona norte da cidade. A proposta é de autoria do vereador Jhonatan Anjos (PDT), que também presidirá a audiência, no plenário da Casa. O coautor do projeto é Andrigo de Carvalho (PDT).
Segundo o texto do projeto, a área do polo compreende a Rua Antônio Silva, no trecho entre as ruas Manoel de Areal e Manoel João Gonçalves, e a Rua Manoel de Areal, entre a Rua Zoraida Brasil Alcântara e a Alameda São Boaventura. Em sessão plenária no dia 25 de abril passado, a Câmara aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei. Falta ainda este ser votado em segunda discussão, quando deverá ganhar emendas de outros vereadores. Se aprovado, irá para a sanção ou veto do prefeito Axel Grael.
Com o reconhecimento do polo gastronômico, a área deve receber da prefeitura investimento em ordenamento do trânsito, aumento de vagas de estacionamento, adequação das calçadas para pedestres, sinalização com indicação do Polo, organização da área de lazer, cessão gratuita e temporária dos espaços para fins de eventos, inclusão do Polo no roteiro turístico oficial da cidade, estudo quanto à possibilidade de implementação de parklets, entre outras medidas.
“A audiência pública é uma medida para que a população possa debater a criação do Polo Gastronômico do Bairro Chic, esclarecer suas dúvidas, dar sugestões. Estabelecer um polo gastronômico numa área que já tem vocação para a gastronomia, com os bares e restaurantes, é investir na economia local e impulsionar a cultura regional, colocando de vez a Zona Norte no circuito gastronômico e cultural de Niterói!”