Mulheres de diferentes partes do Rio de Janeiro estão concorrendo ao Prêmio Destaques Literários 2023 representando o Brasil, em evento internacional. O livro com o título “Mulher, o melhor de Deus em mim”, idealizado pela professora Alessandra Honorata e publicado pela Editora “Ah, achei!”, já está entre os cinco finalistas pela Academia Internacional de Literatura Brasileira (AILB).
Com premiação no Consulado do Brasil, nos Estados Unidos, a coletânea em destaque que reúne histórias de fé, superação e recomeço descrito por 34 personagens, autoras da própria história já está entre os favoritos na votação.
Segundo Honorata, o propósito era reunir os milagres da fé nas histórias de vida das autoras, como uma forma de agradecimento, mas sem imaginar que a iniciativa pudesse alcançar patamares internacionais. “Eu sempre acreditei na Educação e na Cultura como ferramentas de transformação pessoal e social. A escrita está sendo pensada como um elo para reunir e celebrar a vitória de cada uma dessas mulheres, pela valorização da sua autoestima e ao mesmo tempo, enaltecer o protagonismo feminino. Está sendo emocionante ver essas mulheres tomando a palavra, tendo voz e vez no cenário literário brasileiro e compartilharem suas escritas em contexto de amizade, afetividade e amor”, contou Alessandra, mestre em Educação pela UFF.
Dentre elas, estão donas de casa, costureiras, artesãs, psicólogas, professoras, assistentes sociais, artistas plásticas, pastoras, ministras de louvor, empreendedoras, comerciantes, de todas as idades e regiões como São Gonçalo, Niterói, Maricá, Rio de Janeiro. Pessoas que jamais se imaginaram se reinventar como escritoras e que hoje já têm registros na Câmara Brasileira do Livro (CBL) e no International Standard Book Number/ Padrão Internacional de Numeração de Livro (ISBN).
O coquetel de lançamento oficial do livro está marcado para acontecer no próximo dia 29, às 18h, no espaço de festas Eclipse, em Inoã e será aberto ao público.