spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #81

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Oficializada, linha Recanto x Itaipu tem menor valor de passagem do estado

Mais lidas

Após mais de duas décadas, foi regulamentada pelo Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) a linha Recanto de Itaipuaçu x Itaipu (via Serrinha), que atende 1.800 passageiros por dia. Seis vans irão operar o transporte complementar, que terá a menor tarifa dentre os transportes intermunicipais do estado: R$ 3,70, valor praticado nas vans municipais.

A luta pela regularização da linha perdurou durante duas décadas. Antes, os permissionários só podiam levar os passageiros até o Mirante da Serra da Tiririca, limite entre os municípios de Maricá e Niterói. No entanto, ainda que irregularmente, os motoristas faziam a cortesia de seguir até a descida da serra, na Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Itaipu.

Leonardo Matias, presidente do Detro-RJ; Deputada Estadual Zeidan; Fabiano Horta, prefeito de Maricá; Alex das Vans, representante da categoria; Douglas Paiva, secretário de Transportes de Maricá

Ao todo, seis vans vão atuar na linha. Os permissionários já atuavam na linha Recanto x Serrinha. Os veículos irão aceitar o cartão Mumbuca Transporte – ou seja, para quem é beneficiário do programa, o transporte é gratuito e custeado pela Prefeitura de Maricá.

“Essa é uma linha feita de forma espontânea pela ligação entre Itaipuaçu e Itaipu que sempre viveu a insegurança jurídica por um processo proibitivo de circulação. Sempre foi uma luta grande dos permissionários que, agora, se tornam legais. O Detro reconheceu a importância na ligação entre Maricá e Niterói e o ganho social que ela carrega”, disse o prefeito Fabiano Horta.

O chefe do Executivo maricaense afirmou que a tendência é de crescimento da linha, já que editais de licitação para ampliação do número de permissionários devem ser realizados. Douglas Paiva, secretário de Transportes de Maricá, afirmou que um convênio foi firmado para garantir que o Mumbuca Transporte possa ser utilizado na linha. Bilhetes eletrônicos do sistema RioCard e dinheiro também são aceitos para o pagamento da passagem.

“Estamos celebrando o convênio com o Detro de forma excepcional. Essa será a única linha de transporte intermunicipal que aceitará o benefício do Mumbuca Transporte. Todo maricaense beneficiário, todo estudante, todo idoso terá o direito de ir e vir garantido pelo município de Maricá”, explicou Douglas.

O presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias, comentou o processo de legalização da linha. “Assim que assumimos nossa gestão no início de janeiro, recebemos essa informação e nós buscamos todos os processos que havia no Detro-RJ. Havia um processo desde 2013, uma ação do Ministério Público. É uma demanda antiga aqui da Prefeitura de Maricá que já tramita há 22 anos”, pontuou.

A regularização da linha foi a primeira briga do mandato da deputada estadual Zeidan, que celebrou bastante a conquista dos motoristas. “A minha primeira participação do mandato foi lutar pela regularização desse transporte das nossas vans. São aqui quase 8 anos de luta. Tivemos a participação intensa da Prefeitura de Maricá nesse processo. O Governo do Estado atual e o presidente do Detro nos ouviu e conseguiu dar o selo para as nossas vans de Itaipuaçu. É mais uma conquista, só tenho que agradecer a todos e parabenizar o povo de Itaipuaçu”, concluiu a parlamentar.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img