Já no clima da Expo Valley, que começa nesta quinta (14), a Fazenda Itaocaia recebeu o jantar de encerramento e premiação da quinta edição do Festival Gastronômico de Inverno. Com troféus conquistados em todas as categorias, o restaurante Divinus foi o mais premiado em um evento em que todos os mais de 70 restaurantes participantes saíram ganhando.
Esse ano, o Festival Gastronômico de Inverno teve como tema a “Pimenta Rosa”, uma tradicional iguaria de Maricá, e aconteceu de 01 a 31 de Julho de 2023. Os restaurantes participantes prepararam pratos especiais com o ingrediente e o que mais se viu foi a criatividade dos chefs de cozinha, que utilizaram a pimenta não só em pratos salgados, mas também nas sobremesas.
“Não podíamos imaginar ter essa qualidade gastronômica na cidade, essa diversidade de pratos. O projeto foi criado em 2019 para estimular e aquecer o setor. A principal premissa foi consolidar o setor gastronômico da cidade e promover a cidade também como um destino promissor na área do turismo gastronômico. O objetivo do festival foi criar, divulgar, fortalecer e criar uma cultura gastronômica, fomentar a atividade da cidade e eu acho que o festival tem conseguido fazer um pouquinho disso”, disse o secretário de Promoção e Projetos Especiais José Alexandre Almeida.
O restaurante Divinus foi premiado nas três categorias (Sabor, Apresentação e Atendimento), ficando duas vezes na segunda colocação e conquistando o topo do pódio uma vez. O Café da Praça foi premiado duas vezes, com um primeiro e um segundo lugar. Os demais restaurantes premiados receberam apenas um troféu.
O presidente da Rota Gastronômica de Maricá, Alexandre Pietrobom, saudou os participantes do festival gastronômico e falou da necessidade de os restaurantes da cidade estarem sempre se qualificando. “Uma salva de palmas para todos que participaram do festival. Eles se renovaram e se reinventaram. Tem que fomentar, tem que se reinventar, mudar seus pratos para o seu estabelecimento. Vocês tem que participar quando tiver os workshops da Prefeitura junto com a rota. Tem sempre inovação”, disse.
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, comentou a mudança no hábito da população a partir da criação do Festival Gastronômico. Ele lembrou que, antes, os moradores da cidade não consumiam a gastronomia local e seguiam para cidades vizinhas, algo que o festival quebrou ao mostrar que, no município, há uma pujante e saborosa gastronomia.
“Quem conhece a trajetória de Maricá, sabe que tinha um dreno para fora de Maricá. Em resumo: o povo de Maricá olhava para a gastronomia de fora e consumia fora os serviços gastronômicos. O Festival Gastronômico trouxe à tona essa percepção da força da gastronomia em Maricá. Hoje, esse pêndulo do hábito do consumo local está colocado”, acredita o prefeito.
Para Fabiano, a gastronomia local é uma arte. “O que vocês estão fazendo, o que vocês fizeram nesse festival, é dar essa ciência a essa arte, que é esse dom da lida com os alimentos, da transformação dos sabores, da beleza estética dos pratos, na coletivização deles quando vocês oferecem os produtos e os pratos para a população de Maricá e para quem nos visita. Tem uma força muito grande nisso e vocês são mestres nisso”, concluiu.
Vale ressaltar que os prêmios foram concedidos a partir de uma avaliação do público consumidor, que esteve nos restaurantes e consumiu os pratos. No total, foram mais de 5.000 avaliações realizadas – apesar de pouco mais de 1.700 terem sido validadas por conta dos critérios de validação colocados para que a avaliação fosse considerada válida.
Confira os vencedores do 5° Festival Gastronômico de Maricá:
Categoria Sabor:
1° Lugar – Borogodó Bar & Vinil
2° Lugar – Divinus
3° Lugar – Churras Grill
Categoria Apresentação:
1° Lugar – Café da Praça
2° Lugar – Divinus
3° Lugar – Delícias da Bebel
Categoria Atendimento:
1° Lugar – Divinus
2° Lugar – Café da Praça
3° Lugar – Horus Beer & Food