A paulista Raicca Ventura, de 16 anos, conquistou a medalha de prata no skate feminino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 neste domingo, 22. Após cair nas duas primeiras rodadas, ela fez uma terceira volta perfeita, recebendo 82.54 de nota e terminou na segunda colocação. A canadense Fay Ebert, de 13 anos, faturou o ouro, com 84.66.
Quarta colocada do ranking mundial, Raicca Ventura chegou como favorita para o pódio do skate park feminino. Sua principal concorrente seria a estadunidense Bryce Wettstein, que é a número nove do mundo, mas foi Fay Ebert quem surpreendeu.
Por ser a melhor ranqueada da competição, Raicca foi a oitava e última atleta da final a se apresentar em cada uma das rodadas. Ela deu um susto logo no início, ao cair na primeira volta. Ela estava bem, mas sofreu uma queda em uma de suas últimas manobras. Até por isso, recebeu 68.10 de nota e fechou a primeira rodada na quarta colocação.
Na segunda volta, Raicca Ventura iniciou sua descida com manobras agressivas, mas voltou a sofrer uma queda quando estar perto de finalizar sua apresentação. Desta vez, recebeu 68.35, um pouco acima do que havia marcado na rodada anterior. Ela permaneceu na quarta colocação, três pontos atrás da peruana Brigitte Aguila, terceira colocada, e 16 atrás de Fay Ebert, que era a líder.
Raicca precisou arriscar em sua terceira volta para se colocar no pódio. Antes de sua apresentação, Aguila entrou em ação e elevou sua nota, o que obrigou a brasileira a anotar no mínimo 75.55 para ir ao pódio. Raicca não só superou essa nota, como ainda deu um show em sua apresentação final, marcando 82.54 para ser prata. A estadunidense Bryce Wettstei foi bronze, com 79.95.
Natural de São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo, Raicca foi quarta colocada no último Mundial, disputado há um mês. A skatista aparece na quarta colocação do ranking mundial e está com a vaga olímpica para os Jogos de Paris-2024 bem encaminhada.
Skate brasileiro brilha no Pan
Neste sábado, Rayssa Leal, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, conquistou a medalha de ouro no skate street e Pâmela Rosa ficou com a prata. No street masculino, no mesmo dia, Lucas Rabelo conquistou a medalha de ouro.
Brasil em quarto lugar no quadro de medalhas
O Brasil está em quarto lugar no quadro geral de medalhas, com 14 medalhas ao todo. São 4 de ouro, 4 de prata e seis de bronze. Está atrás dos Estados Unidos com 11 ouros (25 medalhas ao todo), México, 8 ouros (15 ao todo) e Canadá, com cinco ouros (12 ao todo).