Maricá vai ter mais uma edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ no próximo domingo, 12, a partir das 17 horas. . O evento será na Rua Ribeiro de Almeida, no Centro. Mas, a partir desta sexta-feira, começam os eventos da pré-parada. A partir das 18h, tem o concurso da Corte LGBT Soberania da Cultura e Diversidade, que será eleita por um júri composto por convidados dos organizadores e pelo voto popular. É a “Noite de Gala Deslumbrante”.
O evento é uma realização da Secretaria de Cultura de Maricá. Além do evento principal, que acontece na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, haverá também uma feira de Empreendedorismo e Empregabilidade Inclusiva, que pretende fundir arte, gastronomia e cultura.
Também na sexta-feira, às 19h30, tem show da banda Cult – pride. Já no sábado, às 10h, acontece a roda de conversa, empregabilidade e empreendedorismo LGBT+; às 15h a roda de conversa Movimento Preto LGBT; às 17h será o momento do palco aberto aos artistas livres; 19h show com Dj Fallon; 20h show com Gabriel Kirton e finalizando a noite com DJ Samantha Devill, às 21h.
No domingo, tem roda de conversa Casamento LGBT+, às 10h. Depois, às 14h, será abertura Interreligiosa. Já às 15h30, haverá o show do cantor Alex e às 16h DJ Samantha Devill.
Às 17h terá a abertura da parada, com apresentação da Corte Soberana. Às 18h, show de Ruasia; 18h15, DJ Mayara; 19h Ballroom; 19h30, show com Angel; 20h, shows performáticos; 21h, show da Bruna Mandz e às 22h, com a DJ Mayara.
O evento conta com a participação da Secretaria de Participação popular e Direitos Humanos e da Secretaria de Assistência Social. Além do apoio do Centro de Cidadania LGBTI.
A Rua Ribeiro de Almeida ficará fechada ao trânsito a partir das 15h de domingo, quando começa a concentração na Praça Conselheiro Macedo Soares (onde fica a sede da Secretaria de Turismo), e a saída do trio elétrico está prevista para às 15h30.
O trecho ficará fechado até a passagem do público e será reaberto ao trânsito logo em seguida. Será um circuito curto, da Rua Ribeiro de Almeida, passando pela Rua Domício da Gama até a Praça Orlando de Barros Pimentel, onde fica a Casa de Cultura. Equipes da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária estarão no local controlando o fluxo de veículos e orientando os condutores.