No domingo (12/11) foi aplicada a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a ausência média nacional ficou em 32%. No primeiro dia de prova, dia 05/11, esse índice foi de 28%.
Clique aqui para seguir o Errejota Notícias pelo WhatsApp
A ausência dos inscritos representa que um em cada três inscritos não compareceu aos locais de prova. A média histórica de abstenção no Enem gira em torno de um terço dos inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Foram eliminados 2.217 participantes por diversos motivos como equipamento eletrônico ou material impresso, até aqueles que não atenderam as orientações do fiscal ou saíram antes da hora permitida (15h30min).
Os estudantes que se sentiram prejudicados por algum motivo podem solicitar a reaplicação da prova. O pedido deve ser feito por meio da Página do Participante, de 13 a 17/11. A reaplicação ocorrerá nos dias 12 e 13/12.
As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).