O Centro de Niterói ganhou um boulevard para os moradores da região e quem trabalha por perto. Um lugar com bancos de madeira, mesas para papear, fazer um lanche e até jogar xadrez e damas. Além de canteiros com plantas e 220 mudas de árvores. É a Alameda Oscar Niemeyer, entregue na manhã desta terça-feira, 12, pelo prefeito Axel Grael.
A alameda será exclusiva para pedestres e o seu projeto foi assinado pelo escritório Burle Marx. Na obra, oito novos quarteirões foram criados, foi feito o prolongamento das ruas Marquês de Caxias, Saldanha Marinho e Fróes da Cruz. O boulevard tem 10 mil metros quadrados.
A alameda faz parte de uma área total de 65 mil metros quadrados, onde havia um supermercado e um estacionamento, que foi reurbanizada e requalificada. Os oito quarteirões vão receber empreendimentos imobiliários residenciais com estabelecimentos comerciais nos térreos dos prédios.
A alameda é transversal às três ruas que foram prolongadas e corta ao meio o espaço onde estão os oito quarteirões.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que as obras entregues fazem parte de um grande esforço para a revitalização do Centro.
“Uma das premissas principais para a revitalização era trazer mais moradores para o Centro da cidade. O Centro, ao longo do tempo, deixou de ser a área mais populosa de Niterói. Com a urbanização de todo este espaço, gradativamente a gente vai fazer com que esta região se transforme no novo Centro de Niterói, que vai induzir uma série de investimentos para a recuperação de todo este espaço. Como parte desse conjunto de medidas de revitalização do Centro, a Prefeitura vem fazendo um grande investimento. Na Avenida Visconde do Rio Branco, existe a implantação de uma nova urbanização. Já inauguramos a primeira parte do Parque Esportivo de Niterói, onde haverá uma arena poliesportiva. A Prefeitura também está recuperando a pista de atletismo da UFF, que terá padrão internacional e um grande evento na sua inauguração”, afirmou Axel Grael.
A construção da alameda e o prolongamento das vias integram o Plano Niterói 450 anos. O objetivo foi integrar o Caminho Niemeyer ao bairro. Envolve ainda a construção de unidades habitacionais pela iniciativa privada.
Moradores e trabalhadores da região aprovaram a construção da alameda. “A obra ficou maravilhosa. O espaço com bastante verde e aconchegante, onde as pessoas podem caminhar, passear com seus bichinhos, um ambiente bem familiar, bem iluminado e bem estruturado à noite. Um espaço bem bonito que Niterói estava precisando”, contou a recepcionista Lucilene da Silva, moradora de Icaraí.
Marlon Silva, de 33 anos e Hugo Santos, 25, moram em São Gonçalo e trabalham com acabamento de designer na mesma empresa, em Niterói. Aproveitaram um intervalo para sentar num dos bancos da alameda. Aprovaram o local.
“Estou achando muito bonito e organizado. A praça está bem arejada e bonita”, elogiou Marlon.
“Achei bem legal. A estrutura bacana. Aconchegante. O pessoal que passa pelo terminal pode ficar bem à vontade esperando os ônibus”, observou Hugo.