Na manhã dessa quinta feira (14/12) foi inaugurado o escritório da Secretaria de Energia e Economia do Mar, na sede da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), no Centro.
O escritório é a segunda unidade da pasta fora do Rio e a escolha por Niterói se dá por vários fatores, entre eles, a ligação da cidade com o setor pesqueiro e proximidade de estaleiros, por exemplo.
O secretário de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal, felicitou a inauguração e contou que em janeiro voltará a ação de retirada das embarcações abandonadas na Baia de Guanabara. Em meados desse ano a pasta, junto com outras secretárias, começou essa ação e ao todo já foram retiradas oito embarcações.
“Vamos retomar a retirada das embarcações em janeiro. É uma ação conjunta e de muita importância”, sintetizou Hugo.
O sub secretário, Felipe Peixoto, também comentou sobre o ganho desse equipamento para o desenvolvimento da cidade.
“Muito mais do que uma representação. Estamos trazendo três superintendências. Aqui é o berço da indústria naval brasileira. As bases de apoio offshore da Bacia de Santos está aqui. O maior terminal pesqueiro do Rio está em Niterói. Não poderia passar esse primeiro ano sem por nosso pé na cidade de Niterói”, contou Peixoto.
Participaram do evento o vice prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, o vereador Bira Marques representando a categoria, além de superintendentes do Governo dm Estado.