A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou o resultado das ações de fiscalizações em diversas cidades do Rio de Janeiro. O pente fino, batizado de Operação Noel na Bomba, aconteceu entre 04 e 14/12 e foram verificadas qualidade dos combustíveis e fornecimento do volume correto pelas bombas medidoras, além de outros itens.
Clique aqui para seguir o Errejota Notícias pelo WhatsApp
Em Niterói, um posto foi autuado por comercializar gasolina C comum fora das especificações, violar faixas e lacres de interdição anterior e por comercializar etanol hidratado combustível com teor indevido de metanol. O agente foi totalmente interditado. Ainda na cidade, um segundo posto de combustíveis foi autuado por violar faixas e lacres colocados anteriormente pela ANP, e sofreu reinterdição total.
Em São Gonçalo, dois revendedores foram autuados por comercializarem gasolina C comum fora das especificações. Na cidade, fiscais ainda detectaram a presença indevida de metanol no etanol hidratado comercializado em três postos. Os três revendedores foram autuados ainda por violarem faixas e lacres da ANP e reinterditados totalmente.
Os fiscais também averiguaram a adequação dos equipamentos e dos instrumentos necessários ao correto manuseio dos produtos, bem como as documentações de autorização de funcionamento das empresas e as relativas às movimentações dos combustíveis.
A força-tarefa foi composta pela ANP, Inmetro, Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (IPEM-RJ), Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) da Polícia Civil e Procon-RJ.