Quem for viajar para a Região dos Lagos ou qualquer outro município do Leste Fluminense e precisar pegar a Ponte Rio-Niterói para passar o réveillon, deve se preparar para possível engarrafamento. Segundo a concessionáira Ecoponte, responsável pela via, são esperados cerca de 1,1 milhão de veículos desde a última terça-feira, 26 até o dia 02 de janeiro. O maior movimento é aguardado para sábado, 30, quando deverão passar cerca de 86 mil veículos.
Os veículos seguirão para Niterói e cidades da Região dos Lagos. Já na volta do feriadão, entre segunda e terça-feira (01 e 02 de janeiro), a estimativa da Ecoponte é que cerca de 156 mil veículos passem voltando para o Rio de Janeiro.
A concessionária informa que as equipes de socorro médico e mecânico estarão em pontos estratégicos da rodovia para garantir a liberação das pistas de forma mais rápida e trazer ainda mais segurança aos motoristas.
Na praça de pedágio, os papa-filas (arrecadadores volantes), vão agilizar a passagem dos veículos nos dias e horários de maior movimento. Importante ressaltar que os usuários podem efetuar o pagamento por aproximação através de cartões nas funções débito e crédito. Esse meio de pagamento é o mais ágil, com uma média de 12 segundos de processamento.
Os usuários também devem reforçar atenção aos semáforos e Painéis de Mensagens Variáveis durante a viagem, pois a concessionária reforça suas mensagens de segurança e informa sobre as ocorrências na via. Antes de sair de casa, os motoristas podem conferir as condições de trânsito através do Twitter @_ecoponte e no site www.ecoponte.com.br