O Procon Maricá aplicou uma multa de mais de R$ 1 milhão à concessionária de energia elétrica Enel Distribuição Rio. Um processo administrativo foi instaurado após a empresa deixar milhares de maricaenses sem luz em pleno Natal.
Na véspera de Natal (24/12) localidades como Itaipuaçu e Inoã ficaram sem luz a partir das 15h e só tiveram o restabelecimento efetuado por volta das 07h30 do Natal, 25/12. No dia de Natal, uma nova queda de luz deixou parte do Centro, Araçatiba, Cordeirinho, além de Itaipuaçu e Inoã, sem energia elétrica.
Segundo o Procon Maricá, o processo também colheu matérias e comentários nas redes sociais. Diversas famílias não puderam cear por conta da falta de luz e comerciantes também tiveram que fechar suas lojas mais cedo.
Durante uma vistoria à loja da Enel em Maricá, a equipe do Procon lavrou o auto de infração e notificou a concessionária, após constatar diversas irregularidades e descasos com a população maricaense.
Vale lembrar que o órgão já havia notificado a concessionária em 23 de novembro de 2023 em decorrência ao período em que moradores ficaram mais de 60 horas sem energia.
Diante da reincidência e da gravidade do fato ocorrido, foi cominada uma multa administrativa no valor de R$ 1.238.208,00.