Após abrir as portas sem uma inauguração formal para as atividades do ‘Verão com Ciência e Cultura’, o Planetário de Maricá agora tem uma data para ser inaugurado: 07/02. O local fica ao lado do CEPT Leonel Brizola, em Itaipuaçu, e vai ser aberto à população.
Para a construção do local, foram investidos pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) cerca de R$ 5 milhões. Informalmente batizado de Planetário ‘A Terra não é Plana’ pelo prefeito Fabiano Horta, a sala interativa tem uma cúpula de 9 metros de diâmetro e um projetor para exibição de filmes educativos sobre o sistema solar.
O Espaço Nave Casa da Ciência – Planetário contará, ainda, com espaço para 50 cadeiras, Planetário digital, permitindo a exibição de vários temas científicos, passando pela astronomia, história e artes; além de uma área de convivência, na qual há previsão de instalação de equipamentos interativos. Serão disponibilizados telescópios para observação do céu, em sessões específicas.
Durante a semana, o planetário vai receber alunos da rede municipal de ensino. Aos fins de semana, moradores e turistas terão a oportunidade de visitar o local e conhecer mais sobre o universo.
Sustentabilidade – Segundo a Prefeitura de Maricá, esse é o primeiro planetário no Brasil a utilizar sistema de energia solar.