Com as chuvas fortes que caíram nos últimos dias em Maricá, provocando enchentes e quedas de árvores, o município vai oferecer o Curso de Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico, que será realizado entre os dias 19 e 22 de março. Uma parceria da prefeitura com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). As aulas ocorrerão na Escola Municipal de Administração de Maricá (EMAR). As inscrições já estão abertas.
A pré-inscrição deve ser feita até o dia 18 de fevereiro. A confirmação dos selecionados será divulgada na página da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá no dia 20 de fevereiro. O horário das aulas será das 9h às 17h. A EMAR fica na Rua Álvares de Castro 538, Centro, em frente ao prédio dos Serviços Integrados Municipal
A capacitação é voltada exclusivamente para profissionais de qualquer município que atuam nas áreas técnica e operacional dos órgãos de proteção e defesa civil e nas ações de redução do risco de desastres geológicos locais.
O objetivo é transmitir conceitos, critérios e metodologias relacionadas ao diagnóstico, mapeamento e planejamento de intervenções, visando à prevenção de desastres socioambientais, relacionados à movimentação de massa, como deslizamentos, queda de blocos e lascas, rolamentos, corrida de detritos, entre outros.
A expectativa com os principais resultados são a melhoria dos sistemas de avaliação e mapeamento de riscos, previsão e alerta e também o planejamento urbano na atuação de gestão do risco de desastres. Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas.
Para efetuar a inscrição, o candidato precisa preencher o formulário pelo link fixado no perfil do nosso Instagram. Os candidatos precisam estar vinculados aos órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), conforme art. 10 da Lei Federal nº 12.608/2012.
Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a coordenação do curso pelo e-mail: cursosdcmarica@gmail.com.