Após uma apresentação em 2020, que marcou o retorno das escolas de samba de Maricá na Passarela do Samba Adélia Breve, no Centro, as agremiações voltarão a desfilar competitivamente na cidade. Segundo a Secretaria de Turismo, os desfiles acontecerão no dia 13 de fevereiro.
A programação está prevista para começar às 19h. Ao todo, sete agremiações irão desfilar, sendo três no grupo de acesso (Herdeiros de Maricá, Acadêmicos do Caxito e Flor de Imbassaí) e outras quatro no grupo especial (Império da Camisa Azul e Branco, Unidos do Saco das Flores, Tradição de Maricá e Inocentes de Maricá).
Vale lembrar que as escolas ficaram 12 anos sem desfilar. Em 2020, quatro escolas fizeram uma apresentação para marcar o retorno dos desfiles, que aconteceria em 2021. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, os carnavais dos anos seguintes acabaram cancelados.
Em 2023 houve uma movimentação para o retorno à avenida, mas o atraso no pagamento da subvenção por parte da Secretaria de Turismo provocou o cancelamento dos desfiles.