As armadilhas fotográficas flagraram um registro raro no Refúgio de Vida Silvestre Municipal das Serras de Maricá (Revismar) no último dia 29/01, na região do Espraiado. O flagra foi de um jaguarundi (Herpailurus yagouaroundi), ou gato-mourisco. O mamífero é um animal ameaçado de extinção, presente na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).
Clique aqui para seguir o Errejota Notícias pelo WhatsApp
O avistamento foi feito em parceria com o projeto Onças Urbanas, uma cooperação técnica entre o Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o BioParque do Rio de Janeiro que monitora a fauna.
O mamífero carnívoro da família dos felídeos foi flagrado pelo programa de Monitoramento da Fauna Silvestre de Maricá (Mofama). O secretário de Cidade Sustentável de Maricá, Helter Ferreira, explica que registros como esse são de extrema importância para o conhecimento da fauna dos remanescentes florestais do município e provam que as unidades de conservação de Maricá possuem condições favoráveis para a sobrevivência das espécies, um indicador de qualidade ambiental.