O Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis, que está sendo construído pela Prefeitura de Niterói ao redor da Lagoa de Piratininga, será entregue em junho à população. O anúncio foi feito pelo prefeito Axel Grael, durante discurso na sessão de abertura da Câmara Municipal, na última quinta-feira, 15.
“Concluiremos e entregaremos para a população o Parque Orla de Piratininga Alfredo Sirkis, que mesmo antes de estar concluído, já mereceu prêmios no país e no exterior, como, por exemplo, o prêmio conquistado no México como a melhor iniciativa de sustentabilidade urbana da América Latina. Ele será entregue em junho”, garantiu o chefe do Executivo.
As obras do POP, que integram o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), estão na fase final. O parque terá uma área de 680 mil metros quadrados, incluindo as Ilhas do Modesto, Pontal e do Tibau. Ele foi planejado para proteger e recuperar os ecossistemas da Lagoa de Piratininga e o seu entorno, recuperar a qualidade ambiental das águas, evitando a chegada de sedimentos e nutrientes, além de oferecer equipamentos de lazer, recreação, contemplação, cultura e educação ambiental.
O parque é tido como o maior projeto de soluções baseadas na natureza do país. Ele é financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), em R$ 100 milhões. O equipamento conta com 35 mil metros quadrados de jardins filtrantes que limpam as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga, devolvendo água de qualidade.
O POP terá quatro píeres de contemplação e seis de pesca, 10,6 km de ciclovia (que se integrarão à malha cicloviára da Região Oceânica), 17 áreas de lazer, três mirantes e um centro ecocultural voltado para a educação ambiental.
Prêmios
O Parque Orla Piratininga foi escolhido, em junho do ano passado, pelo “Prêmio Cidades Sustentáveis: acelerando a implementação da Agenda 2030” como o melhor projeto ambiental do país. Em maio, o POP foi vencedor na categoria “Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade” do LATAM Smart City Awards 2023, entregue no México. Em setembro, ganhou o Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023 na categoria Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos.