Durante encontro da deputada estadual Zeidan (PT) com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a parlamentar recebeu a notícia de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar, em agosto, o Polo Gaslub (antigo Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro, o Comperj). É objetivo do Governo Federal reativar o local.
Segundo Prates, o Governo Federal quer gerar mais empregos e potencializar os investimentos no setor de petróleo e gás. Vale frisar que Zeidan tem discutido a ampliação da oferta de cursos profissionalizantes para os moradores da região.
“Estou destinando recursos, através das emendas ao orçamento do Estado para este ano, para a realização de cursos técnicos profissionalizantes para os moradores de Itaboraí. É fundamental que os investimentos no setor sejam aplicados e que a gente tenha a população cada vez mais capacitada para ocupar os empregos gerados no setor de petróleo e gás”, destacou a parlamentar.
O Gaslub promete ser o maior pólo terrestre de petróleo e gás. Segundo a deputada, deverá gerar 15 mil empregos diretos em Itaboraí, além de milhares indiretos. O morador da cidade, que viu o Comperj alavancar a economia e o desenvolvimento de Itaboraí, antes de ser abandonado, já vê novos rumos com a chegada de mais investimentos federais na área.
Zeidan tem acompanhado de perto as ações da Petrobras no Estado do Rio de Janeiro e esteve no lançamento do Projeto Hisep, tecnologia patenteada pela estatal para promover a descarbonização do petróleo durante sua extração, no fundo do mar.
Vale lembrar que o presidente Lula deve estar no Rio de Janeiro nesta sexta (23). Zeidan acompanhará as agendas.