Depois de conquistar o terceiro campeonato do Grupo Especial no Carnaval do Rio deste ano, a Unidos do Viradouro obteve mais uma conquista: o prefeito de Niterói, Axel Grael, sancionou lei que declara a bateria Furação Vermelho e Branco, da agremiação, como patrimônio cultural imaterial da cidade. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município na última terça-feira, 19.
Segundo o texto, a bateria fica tombada e passa a integrar o patrimônio histórico, artístico e cultural, de natureza imaterial de Niterói. Antes de chegar ao prefeito, a lei foi aprovada na Câmara Municipal, por unanimidade. O autor da proposta foi o vereador Anderson José Rodrigues, o Pipico (PT).
Refrigerante Mineirinho
Na mesma edição do D.O, o prefeito também sancionou lei que tomba o refrigerante “Mineirinho” e o declara como patrimônio cultural e imaterial do municípío e a sua importânci na memória afetiva do povo niteroiense. A medida não se propõe, todavia, ao tombamento da marca ou empresa. Considera que o consumo do refrigerante se manifesta como um ritual que marca a vivência coletiva e social da cidade.
O autor do projeto aprovado na Câmara foi o vereador Marcos Sabino (PDT).